Aquafil Tratamento de Água Ltda

ETAs (Estações de Tratamento de Água

As ETAs projetadas e construídas pela AQUAFIL
podem ser à pressão, à gravidade ou mistas.

Constituídas basicamente de bombas dosadoras para a aplicação de produtos químicos (sulfato de alumínio/polieletrólitos, carbonato de sódio/soda cáustica, hipoclorito de sódio) que são preparados em tanques dotados ou não de misturadores elétricos, misturador hidráulico em fibra de vidro, flocodecantador / clarificador que pode ser à pressão em chapas metálicas revestidas ou à gravidade, em concreto armado ou também em chapas de aço revestidas, e um filtro também com várias configurações possíveis, apresentamos as ETAs AQUAFIL.

Essas estações podem ser fornecidas semi-automáticas, adotando-se o sistema de descarga de lodo temporizada no clarificador, e com filtro auto-lavável, reduzindo-se a participação de operadores no processo.


As ETAs fornecidas pela AQUAFIL podem, de acordo com a necessidade do
cliente, fornecer água em padrão industrial ou potável conforme norma
ABNT PB-19, reproduzida abaixo:

Quando a água bruta tem altos teores de ferro, as ETAs são
fornecidas precedidas de Torre de Aeração, um consagrado, eficiente
e econömico método de redução de ferro na água.

 
ETAs Compactas ou à Pressão


UTILIZAÇÃO
O tratamento de água para pequenos núcleos populacionais tem sido uma preocupação constante da AQUAFIL. Após alguns anos de esforços e experimentação, foram aperfeiçoadas unidades compactas de tratamento de água, inteiramente desmontáveis, tornando fácil seu transporte e instalação. Além dos grandes sistemas de tratamento, a AQUAFIL aperfeiçoou também essas unidades compactas, que reúnem todas as funções de uma estação completa de tratamento de água.

TRATAMENTO QUÍMICO Na Estação Compacta utiliza-se a técnica consagrada de tratamento de água com produtos químicos, possibilitando com essa técnica uma coagulação dos colóides e das impurezas em suspensão. Os reagentes mais comumente usados, o sulfato de alumínio, a cal ou o carbonato de sódio - de acordo com as características da água - são dosados por uma bomba simples, dotada de vários cabeçotes, diretamente para a tubulação de recalque da água bruta. Eventualmente realiza-se uma pré-cloração utilizando-se da mesma bomba dosadora.

FUNCIONAMENTO A água bruta bombeada da fonte (rio, canal, etc.), recebe em um misturador hidráulico instalado na própria tubulação de recalque os agentes de coagulação. A agitação formada devido ao escoamento turbilhonar dentro do misturador, garante a homogeneização dos reagentes com a água, acelerando desta forma a formação de flocos. A água floculada é decantada pelo sistema de decantação acelerado denominado “Aquacirculator”, de alta eficiência.

Sem quaisquer partes móveis, operando sob pressão, o sistema “Aquacirculator” é formado por um tanque cilíndrico que funciona como um floculador - decantador, dotado no centro de um cone difusor, por onde a água a ser floculada é aduzida. A água, ao entrar no cone difusor com grande velocidade, arrasta consigo o lodo decantado e, à medida que a velocidade do fluxo vai diminuindo, os flocos mais pesados vão decantando. Na parte superior, a água clarificada é coletada por uma tubulação, passando a seguir por um filtro à pressão de areia e antracito, recebendo por último, se necessário, desinfecção por meio de cloração e eventual correção do pH.

EQUIPAMENTOS Cada sistema é fornecido completo, constando de:
- Tanques de preparação dos reagentes químicos
- Bomba dosadora múltipla e tubulações de aplicação
- Misturador hidráulico
- Flocodecantador “Aquacirculator”
- Filtro à pressão de areia e antracito
- Tubulações de interligação
- Válvulas de manobras

OPCIONAIS
- Medidor de vazão
- Bomba de água de lavagem do filtro
- Reservatórios, etc.

ECONOMIA E FACILIDADES DE OPERAÇÃO Apenas um motor elétrico de baixa potência opera o tratamento. A bomba dosadora DOSAFIL de múltiplas cabeças, cada uma de funcionamento independente, é acionada por um único motor elétrico de 1/3 de HP, onde sua configuração para esse único motor varia de 1 a 6 cabeças de dosagem. Se necessário, haverá um segundo motor para acionar a bomba de água de lavagem do filtro cuja potência deverá ser determinada dependendo da vazão e da altura manométrica a ser vencida. Em certos casos, a água de lavagem pode ser obtida de um reservatório elevado.

EFICIÊNCIA DO EQUIPAMENTO O tratamento químico associado à técnica de clarificação utilizado nas estações compactas, reduz consideravelmente a cor, turbidez e quantidade de sólidos em suspensão. Estas unidades, de vasto emprego em todo o país, estão colaborando na tarefa do abastecimento de inúmeros pequenos núcleos, tais como: condomínios, canteiros de obras, indústrias, etc, garantidos pela assistência constante da AQUAFIL.

 

S/E


ETAs Abertas ou à gravidade

Com as mesmas características básicas das ETAs compactas (dosagem química,clarificação
e filtração), as ETAs abertas ou à gravidade são indicadas para grandes vazões.

Unidade com capacidade para
50,0
m³/hora, com decantador
em concreto armado e filtro tipo
auto-lavável fabricado em aço
carbono revestido.
 
Unidade com capacidade para
15,0
m³/hora, com decantador e filtro tipo
auto-lavável fabricados em aço
carbono revestido.
 

Este cliente optou por uma ETA
aberta apesar da pequena vazão.

Unidade com capacidade para
5,0
m³/hora, com decantador e filtro
tipo auto-lavável fabricados em
aço carbono revestido.

 
Unidade com capacidade para
20,0
m³/hora, com decantador e filtro tipo
auto-lavável fabricados em aço
carbono revestido.
 

Unidade com capacidade para
70,0
m³/hora, com decantador
em concreto armado e filtro tipo
auto-lavável fabricado em aço
carbono revestido.

 

Unidade com capacidade para
50,0
m³/hora, com decantador e
filtro tipo auto-lavável fabricados
em aço carbono.

A estrutura de sustentação do
decantador foi construída
em concreto armado.

Clarificador horizontal

Projeto, fabricação, supervisão e manutenção de equipamentos para tratamento de água industrial, desde 1983.

© 2004 Aquafil Tratamento de Água Ltda. - São Paulo-SP -Tel.: (11) 5044-1099